segunda-feira, 25 de maio de 2009

Somos donos de nós mesmos


O maior mal do ser humano é o que denomino como a doença do "não posso" e do "não consigo".
Muita gente desiste de dar um passo para frente simplesmente porque acredita que não pode e não consegue e a partir do momento que essa mesma pessoa incute isso em seu subconsciente, ela acaba impondo limites a sí mesma.
Eu sempre digo: na maioria dos casos, quem nos impões os limites, primeiramente, somos nós mesmos. Ninguém pode nos dizer que não podemos fazer ou julgar nossa capacidade. Se fosse assim, Garrincha não teria ganhado uma Copa do Mundo porque tem pernas tortas, não teríamos campeões para-olímpicos porque não poderíamos ter atletas deficientes, Beethoven não teria composto as mais lindas sinfonias por ser surdo e Einstein não teria sido o maior gênio da ciência mundial por ser considerado louco.
Esses são alguns exemplos de que quem nos impõe limites somos nós mesmos.
Infelizmente, o cenário que geralmente encontramos são pessoas dizendo que não podem cantar em público porque possuem voz feia, ou que não podem sorrir por terem dentes tortos, que não podem ajudar porque não tem tempo... E por aí vai. Monalisa não era nenhum padrão de beleza, mas isso não impediu que ela se tornasse um dos retratos pintados mais valiosos do mundo.
Nós somos donos de nós mesmos! Acho que mais frustrante do que falhar, é se frustrar por nunca ter tido coragem para ter tentado. Errar é humano e faz parte do aprendizado. Quando somos crianças, erramos diáriamente até aprender o básico da sobrevivência.
Portanto, não tenha medo de tentar. Lute, se arrisque, tente, siga em frente!
Não tenha medo do julgamento alheio, pois o pior dos julgamentos também é você quem o faz.
A vida é bela e curta para apenas assistir-mos. Temos que participar!
Permita-se! Seja livre! Viva!

7 comentários:

  1. A pior das censuras é a auto-censura...
    as pessoas temem as outras...
    logo nós que fazeoms parte de uma geração que brigou pela liberdade na ditadura militar...
    é deprimente...

    http://surfinsantoss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É verdade... o maior erro que cometemos é não acreditarmos em nós mesmos... não sabermos ou acharmos que não somos capazes de algo...
    E haja terapia! hahaha
    =)

    ResponderExcluir
  3. Baxei um tutorial de desenhos aqui e a primeira reação minha ao ver páginas e páginas foi "I suck ¬¬" e de repente parei de pensar em continuar a praticar. Ler seu texto fez a vontade voltar.
    E é pura verdade, o pior dos julgamentos somos nós mesmos quem fazemos.
    flw
    abraço

    ResponderExcluir
  4. òtima a sua reflexão... apoadissimo .. rsrs
    Se fiar a pensar .. não posso isso .. oq vão falar .. não se vive .. ninguém é perfeito e ninguem consegue agradar todo mundo..

    Abç.

    ResponderExcluir
  5. Compartilho da mesma opinião.
    Me formo no final deste ano em Gestão de Recursos Humanos e observo que na minha área existem velhos paradigmas que tevem ser "quebrados": limite de idade, experiência, "manda quem pode, obedece quem tem juízo" e "boa aparência" são alguns deles... Prefiro o RH agregador e motivador! Visitarei o blog mais vezes!

    ResponderExcluir
  6. O que falta é coragem para dar o primeiro passo e enfrentar as adversidades da vida.

    ResponderExcluir
  7. não posso e não consigo são as piores frses para se dizer , se vc mesmo se não sente q pode oq esper?

    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir