terça-feira, 12 de novembro de 2013

O iceberg


Desde os primórdios do que chamamos de sociedade o ego é um câncer que aflige o ser humano. O ego que move a busca pelo poder, a cobiça, a inveja e a insana infâmia de obter vantagem sobre tudo e sobre todos. E assim, a humanidade foi crescendo e consigo o egoísmo que hoje já está incorporado ao DNA da maioria das pessoas.

Fazendo uma analogia ao iceberg, refiro-me ao que considero como uma questão de extrema importância na questão do desenvolvimento pessoal e social. O icebeg possui uma base ampla, firme, que o faz flutuar de maneira estável onde o que está visível aos nossos olhos é apenas cerca de 10% a 20% do seu total. E o que isso tem a ver com as nossas vidas? Exemplo de estabilidade. Sua ampla base desloca a água fazendo exercer pressão gerando a impulsão que o faz flutuar. Assim deveria ser o ser com nossas vidas: enquanto nossa base cresce nosso poder de flutuação também aumenta. Em outras palavras, sua base é o que você enxerga e o que flutua é o que os outros podem ver.

Cada pessoa possui sua verdade interior e sua verdade exterior. De um modo geral, pessoas com base sólida e com seu ego mais contigo são mais admiradas por sua essência, enquanto outras buscar flutuar mais alto sem ter construído sua estrutura e acabam por se afogar em seu próprio ego. Quem aprecia uma pessoa que superficialmente é brilhante mas seu interior é obscuro? Que se mostra ser mais do que ela é? Que te rebaixa sem ao menos saber quem você é.

Olhe ao seu redor! A beleza e o dinheiro comandam a vida da maioria das pessoas que acabam por  se esquecer do que é realmente importante: o amor! Essas pessoas passam suas vidas dedicadas ao trabalho, buscando status e dinheiro acima de tudo. Outras pessoas são obcecadas pelo seu eu exterior passando horas em academias, gastando fortunas em roupas, academia e cirurgias plásticas.

Todos nós, quando crianças, aprendemos a viver e ao longo dos anos vamos nos deixando influenciar pelo que é imposto pela tal "sociedade", esquecendo como é bom viver novas experiências, sentir a verdadeira alegria em pequenos gestos, de conhecer pessoas em momentos únicos que fazem nossa base se tornar cada vez mais sólida, cada vez maior.

Compartilhar é um sacrifício... Amar a ti mesmo e ao próximo aceitando como somos de verdade é tolice...

O vai-e-vem do relógio aflige... A pressão aumenta... Os relatórios já estão prontos, mas esqueci de cumprimentar o diretor de RH e já estou atrasado para a academia. Preciso correr para chegar em casa em tempo de ver a novela e marcar o pagode de amanhã com aquela gata...

Pesadelo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário